DESTAQUE 4 Plantão Policial

Cerca de 70% dos presos por furto de energia em MT são donos de distribuidoras e mercados de bairro

Cerca de 70% dos presos por furto de energia em Mato Grosso são proprietários de distribuidoras de bebidas ou mercados de bairro, segundo dados da concessionária Energisa. O número foi reforçado com a prisão de um homem de 35 anos, dono de uma distribuidora que também funcionava como espetaria no bairro Mapim, em Várzea Grande, na última sexta-feira (25). A prática ilegal foi confirmada por peritos da Politec e técnicos da concessionária durante uma vistoria no local.

A ação faz parte da Operação Energia Limpa, que já realizou 116 operações e resultou em 59 prisões somente em 2025. A operação é uma força-tarefa integrada entre a Polícia Civil, a Politec e a Energisa, com foco em coibir fraudes e furtos de energia em comércios, empresas e residências. “Furto de energia é crime previsto no artigo 155 e pode resultar em até 4 anos de prisão. O nosso trabalho é constante e em todo o estado”, afirmou Luciano Lima, gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso.

De acordo com a concessionária, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, representa riscos graves à segurança da população e compromete a qualidade do fornecimento elétrico. “O cerco está fechado contra esses criminosos. Não vamos permitir que essa prática continue impune em Mato Grosso”, completou Luciano. A empresa destaca que além do prejuízo financeiro, o desvio de energia pode causar curtos-circuitos, incêndios e até mortes.

A população pode ajudar no combate a esse crime por meio de denúncias anônimas. A Energisa dispõe de canais específicos para receber informações sobre situações suspeitas. Os contatos são: call center 0800 646 4196, site www.energisa.com.br e WhatsApp (65) 99999-7974, opção 15.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em