Por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e com apoio da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), a Polícia Judiciária Civil (PJC) apreendeu, nesta terça-feira (3), em Cuiabá-MT, cerca de 30 mil peças falsificadas para motocicletas. O carregamento seria enviado para um possível distribuidor na Capital.
De acordo com a PJC, os produtos, que tinham a logomarca da Honda e de outras marcas conhecidas no mercado, foram interceptados em uma transportadora. As peças só podem ser comercializadas pela montadora japonesa ou por distribuidores autorizados.
Funcionários da empresa também colaboraram com o trabalho da polícia e verificaram que as peças eram mesmo falsificadas. Segundo as informações contidas nas embalagens da carga, as peças teriam sido feitas no Brasil, mas a suspeita é que os produtos foram fabricados no exterior.
De acordo com o delegado da Decon, Rogério Ferreira, todo o material apreendido será encaminhado à perícia e um dos responsáveis pela receptação das peças contrafeitas em Cuiabá já foi identificado pelos investigadores.
“Por meio dessa apreensão, a PJC impediu que milhares de consumidores mato-grossenses adquirissem peças para motocicletas falsificadas como sendo originais da marca Honda, preservando a vida, a integridade física, o patrimônio e o dinheiro dos consumidores que poderiam ser enganados”.