Cerca de 240 mil pessoas foram roubadas em 2016 no estado de São Paulo, informou o Bom Dia São Paulo desta terça-feira (22). Em mais da metade dos casos, os alvos dos criminosos são os pedestres.
Os pedestres são os alvos preferidos dos ladrões na capital paulista. Em 2014, o roubo a transeuntes representava 48,37% das ocorrências. Em 2015, os roubos a pedestres representaram 52,80% e, até setembro deste ano, pouco mais de 53,77% das ocorrências.
A região central da capital paulista é uma das campeãs em roubos a pedestres por conta da grande movimentação que apresenta. Os criminosos se aproveitam do movimento e da distração das pessoas.
Na Rua 25 de março, a presença de policiais militares não impede o clima de tensão constante na região e as mulheres andam agarradas às suas bolsas. No viaduto Santa Ifigênia, os assaltantes abordam em grupo as pessoas falando ao celular.
Em nota, a Polícia Civil disse que prendeu 327 pessoas por crime contra o patrimônio no centro de São Paulo nos primeiros seis meses neste ano, e que mais de 400 mil objetos foram apreendidos.
O 7º Batalhão de Polícia Militar, do centro da cidade, informou que 735 pessoas foram presas em flagrante e 13 armas foram apreendidas entre janeiro e setembro deste ano nessa região.
Fonte: G1