Plantão Policial

Cerca de 100 detentos se rebelam em Sinop; governo aciona forças de segurança

Foto: Reprodução

Cerca de 100 presos do raio azul iniciaram uma rebelião na madrugada desta terça-feira (11) no Presídio Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecido como “Ferrugem”, localizado no município de Sinop (500 km de Cuiabá-MT). Os presos estão nos corredores e pretendem tomar conta de toda a unidade de segurança.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindispen-MT), João Batista em contato com Circuito Mato Grosso, pela madrugada, os presos se amotinaram e fizeram outros detentos de reféns para tentar tomar o local. Ele acredita que os presos estão fazendo rebelião, para uma possível reinvindicação ou até mesmo por conta de uma ação dos agentes que apreenderam vários objetos que entrariam na unidade.

O Governo do Estado de Mato Grosso informa que as forças de segurança estaduais estão mobilizadas para conter a rebelião. O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Airton Siqueira, está a caminho de Sinop para acompanhar as ações no presídio. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, e a cúpula da segurança pública também estão se deslocando para a cidade. Toda a área no entorno da unidade prisional está isolada.

Segundo informações, no último domingo (09) vários carregadores, fones de ouvidos, serras e celulares foram apreendidos dentro da penitenciária. O material estava dentro de uma garrafa de água (usado para o consumo de chá) escondido em um compartimento falso.

O presidente confirma também, que uma equipe de agentes penitenciários de Cuiabá, foi enviada ainda pela madrugada para Sinop para reforçar a segurança da unidade prisional e evitar a fuga dos presos. “Todos os agentes penitenciários inclusive os que estavam de folga, foram para o Ferrugem para fazer a contenção dos detentos”.

Um comitê de crise foi instalado na Secretaria de Segurança Pública (Sesp), em Cuiabá, com a participação de representantes da Sejudh, Polícia Civil e Polícia Militar para acompanhar o caso.

O Comandante do 3º CR da PM em Sinop, Tenente Coronel Valter Luiz Razera, informou ao Circuito Mato Grosso, que 30 policiais militares sendo da Força Tática e policiamento ordinário foram encaminhados para o presídio para auxiliar no reforço da retomada da unidade. De acordo com o comandante, uma primeira contenção para progredir na entrada do Ferrugem já foi realizada.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) até o momento não confirma mortos ou feridos. Há informações ainda que os presos que participam da rebelião estão com armas de fogo e também com outros objetos perfuro cortantes como facas e chuços. 

Devido a rebelião que acontece no presídio, a Secretaria Municipal de Obras comunicou que  os 40 reeducandos que prestam serviço para a secretaria, por meio de convênio, estão impedidos de trabalhar, por tempo indeterminado.

Segundo o secretário de obras, Marcos Lopes, pelo menos 40 detentos auxiliam nos trabalhos de limpeza das vias públicas e jardinagem. O secretário esclarece ainda que os trabalhos não foram suspensos, apenas restritos aos servidores da pasta.

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em