De acordo com o levantamento realizado pela secretaria em dezembro de 2013, 85% das 113 áreas desportivas da cidade, estão comprometidas e apresentando deficiente estado de manutenção e conservação.
Modelos de abandono são vistos em quase todos os bairros cuiabanos. Em muitos locais, ginásios poliesportivos estão depredados, miniestádios sem gramado e quadras sem cobertura ou traves. Boa parcela destes espaços acabam servindo de abrigo para usuários de drogas.
Exemplo disso é Centro Esportivo Manoel Soares de Campos, ou simplesmente ginásio Dom Aquino, que está na promessa de receber uma reforma há quase dois anos. Agora, esse e mais quatro ginásios nos bairros, Tijucal, Paiaguás, Planalto e Quilombo devem de fato ser reformados.
Segundo o secretário Carlos Brito, caso o orçamento da pasta não seja suficiente, a Prefeitura cobrirá os custos das reformas.
Ações
Em 2013, Brito destaca que a gestão municipal todo o calendário desportivo, realizando o Campeonato Pixote e Jogos Estudantis, campeonatos Sub 12 e 16, além de reativar as escolinhas de futebol.
Também foi reativado no último ano, o Conselho Municipal de Esporte, que instituiu a política Municipal e Sistema Municipal de Desporto, facilitando o acesso aos valores da Lei de Incentivo ao Esporte.