No próximo sábado (10), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará realizando a vacinação de cães e gatos no bairro Santa Laura, que faz parte da Regional Sul da capital. A ação integra o calendário de atividades da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, visando melhorar a cobertura vacinal de Cuiabá, junto com a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal que este ano será realizada nos dias 17/10, nas Regionais Sul e Leste e no dia 07/11, nas Regionais Norte e Oeste da capital. A vacinação estará acontecendo durante o projeto Viva o Seu Bairro,
“O Centro de Controle de Zoonoses tem buscado parcerias em atividades sociais, com clinicas veterinárias e organizações não governamentais protetoras de animais, para levarmos a vacinação de cães e gatos aos bairros, melhorando a cobertura do município”, explicou a coordenadora do CCZ, Alessandra da Costa Carvalho.
Além da vacinação de rotina realizada no CCZ, no último mês de setembro, os técnicos participaram de ações sociais como o Multiação e o Mutirão da Justiça Comunitária em Cuiabá.
Em relação à Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica, que tem como objetivo eliminar os casos de raiva humana transmitidos principalmente pelos cães, Alessandra Carvalho disse que o município tem como meta para este ano vacinar, somente na capital, 54.704 cães e 13.676 gatos.
A coordenadora explicou ainda que essa meta é estabelecida com base nas recomendações do Ministério da Saúde (MS). De acordo com o órgão federal, a população de cães e gatos pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana de cada município. Em Cuiabá, o calculo da meta a ser alcançada fixou em 12% da população do município.
Neste ano o CCZ estará, nos dois sábados da campanha, com 40 postos fixos de vacinação em locais já conhecidos pela população como escolas, centros comunitários, igrejas e outros e 120 vacinadores além do posto fixo da Zoonoses, das 08h00 às 17h00 horas, sem intervalo para almoço.
“Nossa estratégia para a campanha nacional de vacinação, ao escolhermos os sábados, é facilitar, estimular a população a levar seus animais de estimação aos postos distribuídos pela cidade. Além disso, nos dois sábados, 17 de outubro e 07 de novembro, o posto localizado no Centro de Controle de Zoonoses, permanecerá aberto”, explicou Alessandra Carvalho.
A campanha
Nos postos fixos de vacinação os profissionais de saúde, médicos veterinários e biólogos, também prestarão orientações, esclarecendo dúvidas da população sobre a vacina, intensificando as ações preventivas e educativas referente a raiva e outras zoonoses.
“É fundamental a adesão da população as campanhas de vacinação já que essas ações, assim como a vacinação rotineira e anual no CCZ, vem colaborando para que Cuiabá se mantenha livre de casos de raiva animal desde 2007. Para que esse controle permaneça, é importante garantir ano a ano a barreira imunológica contra o vírus", alertou Alessandra Carvalho.
Segundo a coordenadora, a campanha de vacinação também será levada para a Zona Rural onde a estimativa é vacinar 4.678 cães e 1.084 gatos, totalizando 5.762 animais.
Devem ser vacinados
A recomendação é de que cães e gatos sejam vacinados a partir dos três meses de idade e revacinados anualmente.
“Não há contra-indicação para a aplicação da vacina. A dose é de 1 ml, e é aplicada via subcutânea, independente do porte ou idade do animal observando-se alguns cuidados com as condições de saúde do animal antes da imunização”, salientou a coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho.
Se o cão ou gato estiver doente, não vacinar e agendar outra data para efetuar imunização.
Também é preciso tomar os cuidados habituais no manejo de fêmeas em gestação para evitar asfixia, esmagamento ou contusões.
A coordenadora lembrou ainda que é importante vacinar animais de estimação para auxiliar o combate ao vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado.
Assessoria