Cidades

Centro de Zoonoses realiza campanha de vacinação anti-rábica

No próximo sábado (10), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará realizando a vacinação de cães e gatos no bairro Santa Laura, que faz parte da Regional Sul da capital. A ação integra o calendário de atividades da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, visando melhorar a cobertura vacinal de Cuiabá, junto com a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal que este ano será realizada nos dias 17/10, nas Regionais Sul e Leste e no dia 07/11, nas Regionais Norte e Oeste da capital. A vacinação estará acontecendo durante o  projeto Viva o Seu Bairro,

“O Centro de Controle de Zoonoses tem buscado parcerias em atividades sociais, com clinicas veterinárias e organizações não governamentais protetoras de animais, para levarmos a vacinação de cães e gatos aos bairros, melhorando a cobertura do município”, explicou a coordenadora do CCZ, Alessandra da Costa Carvalho.

Além da vacinação de rotina realizada no CCZ, no último mês de setembro, os técnicos participaram de ações sociais como o Multiação e o Mutirão da Justiça Comunitária em Cuiabá.

Em relação à Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica, que tem como objetivo eliminar os casos de raiva humana transmitidos principalmente pelos cães, Alessandra Carvalho disse que o município tem como meta para este ano  vacinar, somente na capital, 54.704 cães e 13.676 gatos.

A coordenadora explicou ainda que essa meta é estabelecida com base nas  recomendações do Ministério da Saúde (MS). De acordo com o órgão federal, a  população de cães e gatos pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana de cada município. Em Cuiabá, o calculo da meta a ser alcançada fixou em 12% da população do município.

Neste ano o CCZ estará,  nos dois sábados da campanha, com 40  postos fixos  de vacinação em locais já conhecidos pela população  como escolas, centros comunitários, igrejas e outros e 120 vacinadores além do posto fixo da Zoonoses, das 08h00 às 17h00 horas, sem intervalo para almoço.

“Nossa estratégia para a campanha nacional de vacinação, ao escolhermos os sábados, é facilitar, estimular a população a levar seus animais de estimação aos postos distribuídos pela cidade. Além disso, nos dois sábados, 17 de outubro e 07 de novembro, o posto localizado no Centro de Controle de Zoonoses, permanecerá aberto”, explicou Alessandra Carvalho.

 A campanha

 Nos postos fixos de vacinação os profissionais de saúde, médicos veterinários e biólogos, também prestarão orientações, esclarecendo dúvidas da população sobre a vacina, intensificando as ações preventivas e educativas referente a raiva e outras zoonoses.

“É fundamental a adesão da população as campanhas de vacinação já que essas ações, assim como a vacinação rotineira e anual no  CCZ, vem colaborando para que Cuiabá se mantenha livre de casos de raiva animal desde 2007. Para que esse controle permaneça, é importante garantir ano a ano a barreira imunológica contra o vírus", alertou Alessandra Carvalho.

Segundo a coordenadora, a campanha de vacinação também será levada para a Zona Rural onde a estimativa é vacinar 4.678 cães e 1.084 gatos, totalizando 5.762 animais.

 Devem ser vacinados

 A recomendação é de que cães e gatos sejam vacinados a partir dos três meses de idade e revacinados anualmente.

“Não há contra-indicação para a aplicação da vacina. A dose é de 1 ml, e é aplicada via subcutânea, independente do porte ou idade do animal observando-se alguns cuidados com as condições de saúde do animal antes da imunização”, salientou a coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho.

Se o cão ou gato estiver doente, não vacinar e agendar outra data para efetuar imunização.

Também é preciso tomar os cuidados habituais no manejo de fêmeas em gestação para evitar asfixia, esmagamento ou contusões.

A coordenadora lembrou ainda que é importante vacinar animais de estimação para auxiliar o combate ao vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado.

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.