Cidades DESTAQUE 2

Centro de Pesquisa Clínica transforma MT em referência internacional na luta contra o câncer

O Centro de Pesquisa Clínica da Oncolog colocou Mato Grosso no radar internacional da pesquisa contra o câncer desde 2015, ao se tornar o único do Centro-Oeste com selo de qualidade ONA. A unidade tem contribuído para transformar o cenário da oncologia no estado ao oferecer acesso a terapias inovadoras por meio de mais de 13 estudos clínicos, incluindo projetos de relevância global desenvolvidos em parceria com grandes farmacêuticas.

Segundo o fundador da Oncolog, o oncologista Dr. André Crepaldi, a proposta sempre foi unir ciência de ponta e cuidado humanizado. De acordo com ele, a pesquisa clínica permite capacitar equipes em padrões internacionais e oferece aos pacientes a possibilidade de acesso antecipado a tratamentos que, muitas vezes, só chegariam ao Brasil anos depois.

Atualmente, o Centro de Pesquisa Clínica conduz protocolos ativos em diferentes áreas da oncologia, como câncer de mama, mieloma múltiplo, linfoma difuso de grandes células B e câncer cervical localmente avançado. Os estudos são realizados em parceria com patrocinadores internacionais como IQVIA, Janssen, AstraZeneca e HCor, fortalecendo a inovação científica e ampliando as opções terapêuticas disponíveis aos pacientes de Mato Grosso.

Para os pacientes, a participação em estudos clínicos representa acesso a terapias inovadoras, acompanhamento contínuo e monitoramento multidisciplinar. A coordenadora de pesquisa clínica, a psicóloga Darlleny Yvone Maciel Dantas, explica que os protocolos podem proporcionar maior controle da doença, redução do risco de progressão e impactos positivos na qualidade de vida, sempre seguindo rigorosos critérios éticos e científicos.

Apesar dos desafios relacionados à elegibilidade dos pacientes e à complexa logística de acompanhamento, o impacto dos estudos tem sido significativo. Para Crepaldi, a atuação do Centro contribui para a descentralização da pesquisa clínica no Brasil, evitando que pacientes precisem se deslocar para grandes centros e consolidando Mato Grosso como referência em pesquisa oncológica e acesso à inovação em saúde.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.