“Será um auxílio aos visitantes, temos funcionários bilíngues para ajudar e informar todos aqueles que buscarem atendimento”, contou o secretário de Turismo, Marcus Fabrício.
Mesmo tendo sido reinaugurado oficialmente esta semana, local já tem atendido entre 15 a 20 visitantes por dia, conforme o secretário. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Anexo ao Centro, durante os próximos dois anos, a população e os turistas poderão conhecer a história do ex-governador Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas Já, morto em 2006.
Para o prefeito Mauro Mendes, o espaço é uma homenagem justa àquele que traçou uma “trajetória política brilhante”. “E nós, pessoas públicas temos ainda mais responsabilidades para honrar tudo o que Dante representou para o país”, disse.
O vereador Leonardo de Oliveira, sobrinho do ex-governador, acredita que o Espaço Dante de Oliveira será um legado para a população cuiabana e mato-grossense. “São peças que lembram a história de Dante, que viveu para seu país”, comentou.
O Espaço Dante de Oliveira conta com imagens do acervo da família do ex-governador e documentos, que escolas poderão acessar agendando visitas para que os estudantes conheçam a história dele. O horário de funcionamento será das 8h às 18h.
Durante o evento, também foi lançado o filme Diretas Já, em comemoração aos 30 anos do movimento popular pela emenda. O filme será exibido em cinemas a partir de abril de 2014 – e documentários e séries serão exibidos em canais educativos e escolas públicas.
Participaram da inauguração a mãe de Dante, Maria Benedita Martins de Oliveira, a viúva Thelma de Oliveira, familiares e amigos do ex-governador, secretários municipais e estaduais, vereadores e deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.
Da Assessoria