Nacional

CDH discute causas de suicídio de índios Carajás no Tocantins

Participam da audiência, representando a Fundação Nacional do Índio (Funai), Cleso Fernandes de Moraes, coordenador regional em Palmas, e Fabiana Vaz de Mello, da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da fundação.

Também discutem o tema Antonio Alves de Souza, secretário especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde; Marcos Terena, professor da Cátedra Indígena Internacional; Kohalue Karajá, coordenador de Assuntos Indígenas da Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins; Leonídia Batista Coelho, assessora da Secretaria de Justiça do Estado do Tocantins; Ivan Suzzawré Xerente, vereador do município de Tocantinea; e Iwrarú Karajá, cacique da Aldeia Watau.

Segundo o site Indígena em Ação Os índios Carajás e Javaés “estão vivendo um momento de calamidade” por causa do alto índice de mortalidade por abuso de bebidas alcoólicas e drogas e o aumento da prostituição. Entre as doenças registradas nas tribos, estão a tuberculose, considerada fatal para os índios. Há ainda a falta de alimentação.

O mesmo site traz denúncias de invasão do território por caçadores, pescadores e madeireiros. “A área chega a ser usada para realização de corridas de motos e veículos, causando danos ao meio ambiente”.

Da Redação
Agência Senado

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus