O produtor rural Gilberto Cattani (PSL) tomou posse nesta quinta-feira (18) como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em seu discurso, o pecuarista disse que vai atuar para desenvolver políticas em prol da agricultura familiar e da questão agrária. Cattani vai ocupar a vaga de Silvio Fávero, que morreu no último fim de semana vítima da Covid-19.
Cattani disparou contra a corrupção e disse queo seu trabalho no parlamento será pautado em levar mais esperança os produtores rurais. “Serei um deputado em defesa de Mato Grosso. Minha primeira bandeira é defender o pequeno produtor. Um dos cânceres da política do nosso país é justamente a corrupção e ela tem que ser combatida”, disse o novo parlamentar.
A cerimônia ocorreu na sala do presidente da Casa de Leis, Max Russi (PSB), e foi restrita para poucos presentes, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Ele lamentou a ausência dos familiares no evento que marcou o início da sua jornada no parlamento estadual.
Imbróglio
A cadeira deixada por Fávero foi alvo de disputa nos bastidores da ALMT. No primeiro dia útil após a morte do ‘Artilheiro’, Cattani e o empresário Emílio Papulo foram em busca da vaga.
Cattani alegou que tinha ficado na primeira suplência por ter mais votos que o correligionário. Já o empresário destacou que o pecuarista cometeu infidelidade partidária ao deixar a sigla para concorrer como suplente de senador, na eleição suplementar realizada em 2020.
A Procuradoria Legislativa, por sua vez, deu parecer favorável à posse de Cattani. O órgão entendeu que a causa deve ser analisada pelo Poder Judiciário e que “é assegurado ao parlamentar o direito ao devido processo legal em ações que tenham por objeto impugnar seu mandato ou seu direito à suplência por infidelidade partidária. Assim, ainda que mude de partido, deve haver manifestação da Justiça Eleitoral sobre a linha sucessória da suplência”.
O presidente do partido, Aécio Rodrigues, colocou panos quentes na questão e destacou que o PSL tem a maior bancada na Assembleia.
“Gilberto Cattani assumiu por ser o primeiro suplente diplomado. Infelizmente, tentaram tumultuar a posse, mas com certeza venceu a lei e quem devidamente tem que tomar a posse. Os quatro deputados do PSL estarão unidos e trabalhando por Mato Grosso. Partido que passa a ter a maior bancada no parlamento mato-grossense”.