Muita gente ainda tem medo de castrar seu animal de estimação, seja por conta da cirurgia ou por mitos relacionados ao assunto. Mas quando você esteriliza o animal, previne uma série de doenças no futuro. Cães e gatos podem ser castrados a partir do sexto mês de idade após tomarem todas as vacinas.
De acordo com a veterinária da Clínica Vivet, Fernanda Viccini, as cadelas podem passar pelo procedimento a partir dos 5 meses. “Assim conseguimos prevenir a ocorrência de doenças complexas como tumores nas mamas em aproximadamente 98% dos casos. Além de evitar o desenvolvimento de tumores por alterações hormonais, infecções uterinas e gestações indesejáveis”, alerta a veterinária.
A profissional também ressalta que os machos podem desenvolver tumores de próstata e demarcam menos o território. “A castração garante uma vida adulta bastante saudável para os animais e tranquila para os donos, já que uma doença pode causar um stress para toda a família e principalmente para o bichinho de estimação”, explica a veterinária.
Essas preocupações levaram Giovana Oliveira a optar pela esterilização da sua cadelinha adotada, Mel. “Assim que foi possível já marquei a castração para garantir a saúde dela. Um procedimento simples que evita problemas seríssimos na vida adulta de um cão”, relembra. Mel se recupera em casa e até agora nenhuma mudança de hábito foi registrada pela dona.
O procedimento também pode deixar o animal mais calmo e consequentemente, passa a se movimentar com menos intensidade. Por isso os donos devem ficar atentos à quantidade de comida que é dada. Segundo Fernanda, a obesidade pós-castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.
Animais nas ruas
Outro grande benefício da castração é o controle da superpopulação. Estima-se que cerca de 11,5 mil cães e gatos estejam nas ruas de Cuiabá.
“Alguns proprietários decidem abandonar filhotes pela cidade depois de uma gravidez indesejada. Fato que poderia ter sido evitado caso a castração tivesse sido realizada”, completa Fernanda. A Vivet possui uma parceria com a PAM, ONG de Cuiabá que visa a proteção dos animais, e oferece o serviço de castração a um custo diferenciado para os adotantes.
(Assessoria)