Cidades

Casos de dengue aumentam mais de 100% em Mato Grosso

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que Mato Grosso registrou 25.470 casos dengue até o final do mês de novembro. O número corresponde a um aumento de 132,03% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014 foram 10.971 infectados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Entre os municípios com maior número de notificações estão Sinop, Várzea Grande e Rondonópolis. Neste mês registraram 3.524, 2.156 e 1.959 casos, respectivamente.

Cuiabá também apresentou números expressivos, com 2.864 casos registrados. Os dados estão no boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Seis óbitos por dengue foram confirmados nos municípios de Cuiabá, Matupá, Sapezal, Sorriso, Juína e Rondonópolis. Quatro mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório.

Para a coordenadora da Comissão Interinstitucional de Controle da Dengue, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rosina Djunko, os casos são preocupantes e a população precisa estar sempre alerta. Segundo a professora, os cuidados devem ser contínuos e não apenas nos períodos de chuva, como costuma ser.

“A população precisa se conscientizar que não existe remédio a não ser combater o mosquito. Se eliminar os criadouros, não terão mosquitos”, confirma a professora.

Dos 141 municípios mato-grossenses, 81 ainda apresentaram alta incidência de dengue (41,13%), com índice superior a 300 casos por 100 mil habitantes em 2015 – que é o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No estado a incidência é de 401 casos notificados a cada 100 mil habitantes. O registro da alta incidência confirma o aumento de casos em relação ao ano anterior.

Zika Vírus
Oito casos de Zika Vírus já foram confirmados em Mato Grosso, sendo dois em Rondonópolis, um em Tesouro, quatro em Cuiabá e um em Várzea Grande. O Zika vírus (ZIKAV) é um arbovírus do gênero Flavivírus, que apresenta sintomas parecidos com os da dengue e da febre chikungunya.

Chikungunya

Mato Grosso registrou o primeiro caso confirmado de febre chikungunya autóctone, ou seja, proveniente do próprio estado. O caso é do município de Mirassol DOeste. Outros três também já foram confirmados, mas são importados, sendo um da Guiana Inglesa, um da Bolívia e um de Mato Grosso do Sul. Outros 206 estão sob investigação e oito aguardando triagem.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.