Cidades

Casos de dengue aumentam 321% em Mato Grosso

No mês de janeiro foram notificados 4.731 casos de dengue em Mato Grosso, o que representa um aumento de 321% em relação ao mesmo período de 2015, quando o número de notificações foi de 1.859. Também foram registrados 96 casos suspeitos de febre chikungunya e 1.853 casos suspeitos de zika vírus em todo o estado. As informações são do Governo do Estado.

O município de Sinop tem passado por momentos extremos com a infestação do mosquito Aedes Aegypti, que tem disseminado no município a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, o que tem sido uma verdadeira preocupação para lideranças da cidade, assim como para o Governo do Estado de Mato Grosso que destinou recursos para o combate ao mosquito.

Sinop é um dos municípios que mais tem casos de dengue registrados no estado de Mato Grosso e isso é um recorde negativo que a cidade possui ano após ano. Desde o começo de 2016 já foram registrados em Sinop 238 casos de dengue de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso, no dia 27 de janeiro.

No último dia 02 deste mês em Sinop teve um caso de óbito, onde um idoso teria falecido com suspeitas de dengue hemorrágica, o caso ainda está sendo investigado pela Secretária Estadual de Saúde, caso seja confirmado está será a primeira morte por dengue em 2016 em Sinop. Devido a esta preocupação com os crescentes casos de dengue no estado, o Governador de Mato Grosso Pedro Taques (PSDB) destinou uma verba adicional no valor de R$ 20 milhões de reais para os municípios investirem no combate à dengue, ao zika vírus e a Febre chikungunya.

Neste sábado (13) Sinop participa da mobilização em combate ao Mosquito transmissor da Dengue, que conta com Lideranças além do Exército, Conselho Municipal de Saúde, Rotary Clube, Aeronáutica, Policia Militar, Servidores de Endemias e da Secretária de Saúde Municipal, a Imprensa e a Sociedade Organizada, e o vereador Fernando Assunção (PSDB) representou o Governo do Estado de Mato Grosso nesta ação que une as autoridades e a sociedade. Apoiando a mobilização contra o mosquito da dengue.

Assunção tem colaborado e cobrando ações não só nesses 30 dias da campanha de combate mais sim o ano inteiro. Recentemente Assunção contraiu o Zika Vírus e sentiu literalmente na pele os sintomas da doença. Para ele está ação do Governador Pedro Taques (PSDB) em parecia com as lideranças como o Deputado Federal Nilson Leitão (PSDB), os deputados Estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB), juntamente com as entidades e sociedade organizada é de suma importância uma vez que as doenças tem feito cada vez mais vítimas e precisa ser levada a sério.

Com assessoria

Diego Fredericci

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.