Cidades

Casos de dengue aumentam 293% na comparação com 2015

Mato Grosso teve 11.233 casos de dengue registrados entre 1º de janeiro e 27 de fevereiro deste ano, segundo o Boletim Epidemiológico da dengue, chikungunya e zika vírus emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em comparação com 2015, quando foram notificados 2.855 casos no mesmo período, houve um aumento de 293%.

De acordo a publicação, 124 municípios já notificaram casos de dengue e 11 cidades apresentaram alta incidência, com números superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No estado, a incidência registrada é de 344 casos por 100 mil habitantes. Sorriso é o município com maior número de notificações, com 1.166 casos. Na Capital, 522 casos já foram notificados.

Duas mortes por dengue foram registradas em Juina, sendo uma confirmada e outra em investigação.

Em relação ao zika vírus são 7.410 casos suspeitos. Em todo o ano passado, 8.429 notificações foram realizadas, porém, estes números podem sofrer alteração devido a atrasos nas atualizações dos sistemas de informação dos municípios. Até o momento, 93 municípios mato-grossenses registraram suspeita de zika e outros 36 estão classificados como alto risco para transmissão da doença.

Sobre a febre chikungunya já foram registrados 354 casos no período, com incidência de 11 ocorrências por 100 mil habitantes. O ano passado foram 314 casos.

Prevenção

Alguns cuidados simples podem ser tomados por todos em suas residências para evitar o acúmulo de água parada como: fechar a caixa d’água de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Com informações da assessoria

Diego Fredericci

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.