Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online, 21 mortes pela doença já foram confirmadas nos municípios de Aripuanã (1), Barra do Garças (1), Cáceres (1), Campos Novo do Parecis (3), Campo Verde (1), Carlinda (1), Cuiabá (2), Jaciara (1), Juara (1), Primavera do Leste (2), Pontal do Araguaia (1), Pontes e Lacerda (1), Tangará da Serra (1), Sinop (3) e Sorriso (1).
Seis casos de óbitos ainda estão sob investigação nas cidades de Alto Taquari (1), Juara (1), Lucas do Rio Verde (1), Sorriso (1), Vera (1) e Cuiabá (1).
O município de Sinop (505 km da Capital) lidera o ranking entre os 141 municípios, com 4.849 casos notificados. Na sequência aparecem as cidades de Rondonópolis (212 km da Capital) e a Capital, com 2.813 casos.
A vizinha Várzea Grande é uma das que teve menos casos este ano, com apenas 641 notificações da doença registradas.
O quadro epidemiológico aponta a circulação simultânea de dois vírus da dengue: o DENV 1 e o DENV 4 (recém-introduzido no Estado).
Prevenção
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população, que são para manter as caixas d’água, tonéis, barris e ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente.
Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes. Piscinas também devem ser limpas regularmente.
No caso dos vasos de plantas, a recomendação é para que encham os pratinhos dos vasos de areia até a borda. Se não tiver areia, o prato deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana.
A população também deve se atentar a todo objeto jogado no lixo que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Pneus também devem ser mantidos em locais cobertos para não acumular água
A população também deve colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem os sacos e deixá-los fora do alcance de animais, bem como manter as lixeiras bem fechadas.
Fonte: Matupá News