Acadêmicos de jornalismo do Centro Universitário Unirodon, em Cuiabá, apresentaram como produto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma cartilha dirigida a profissionais da Mídia que tem como título A Abordagem ao Soropositivo.
Marisol França e Joanir Silva tiveram a ideia de trabalhar o TCC em cima deste tema por perceberem que muitos profissionais da área precisavam de orientações sobre como abordar a pessoa portadora de HIV/Aids e a partir daí pesquisaram e chegaram ao conteúdo final da cartilha.
Os jornalistas lembram na cartilha que em 1981 os Estados Unidos noticiavam os primeiros e crescentes casos de pneumonia entre homossexuais naquele país. “A partir daí a imprensa passa a ter importante papel na construção das informações sobre HIV/Aids”.
Isso porque, segundo Jonair Silva, a informação em tempo hábil e correta contribui para um diagnóstico adequado e preventivo, garantindo ao soropositivo o conhecimento dos seus direitos e combatendo o preconceito.
“Nesse sentido, o manual é um recurso a mais, dentre vários outros, para a transmissão de informações básicas que possam orientar o profissional da mídia na abordagem à pessoa portadora do HIV/Aids”, completa Marisol Franca.
Os dois formandos agora buscam patrocínio para imprimir a cartilha e fazer com que ela chegue aos profissionais da comunicação de Mato Grosso. Enquanto isso, o material digital está sendo enviado às redações neste nesta segunda-feira, 1° de dezembro, em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids.