Cidades

‘Cartas marcadas’ em licitação do MT Digital vira inquérito no MPE

 
Na semana passada, dia 19 de março, após seis impugnações, o pregão foi realizado e sagrou-se vencedora justamente a Oi, a única que estava habilitada para atender todas as exigências do referido edital, pelo valor de R$ 429.810.000,00. O valor inicial proposto pelo Oi foi de  R$ 493.475.873,00. 
 
A edição 470 do Circuito já antecipava a vencedora da licitação do MT Digital, na coluna Pérolas. A publicação seguinte, 471, do dia 19 de dezembro de 2013, noticiou que um documento datado de 25 de janeiro de 2012, enviado ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao então presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), José Geraldo Riva (PSD), teria sido usado como “fonte” principal para o projeto desenvolvido pelo Executivo para modernização dos sistemas virtuais utilizados pelo Estado e pelos cidadãos de Mato Grosso.
 
O Circuito teve acesso ao referido documento e constatou que informações do projeto técnico, como a expertise em soluções integradas para a segurança pública, por exemplo, são muito semelhantes àquelas que os técnicos do Cepromat utilizaram na audiência pública de apresentação do Projeto Estratégico de Modernização Tecnológica – MT Digital.
 
Detalhes do estudo elaborado pela Oi, como dados e formas de implantação, foram utilizados em nota da assessoria e na apresentação dos técnicos da Cepromat, incluindo as mesmas palavras contidas no documento a que o jornal teve acesso.
 
Em justificativa aos vários pedidos de impugnação requeridos pelas empresas interessadas no negócio, o Governo do Estado afirmou apenas que o modelo de lote único “resulta de necessidade técnica, busca por redução de custos, segurança jurídica e atendimento ao interesse público do projeto MT Digital”. Já a Oi, organização responsável pela proposta única do certame, por meio da assessoria, disse que não iria comentar o assunto.
 
TCE pode suspender e cancelar o contrato
 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) pode suspender ou até mesmo pedir o cancelamento do contrato entre a Secretaria de Estado de Administração (SAD) e a Oi S.A.
 
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, ainda não foi localizado nenhum processo na pauta dos julgamentos já realizados, até porque a licitação ocorreu na semana passada. Porém, não descarta a possibilidade de haver algum processo já sendo analisado em alguma das auditorias do Tribunal e esta informação só poderá ser acessada posteriormente.
 
A assessoria informou que a investigação pode ser originária, além da própria iniciativa do TCE, do Ministério Público de Contas (MPC) ou do cidadão comum.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.