Com tantas inovações e tecnologias, informações e notícias mundiais que recebemos instantaneamente, é de grande importância a nossa identificação pessoal no mercado de trabalho.
O cartão de visita é um dos itens mais importantes de um contato profissional. Segundo os orientais, ele é tão expressivo que o seu recebimento é feito com as duas mãos. Ele representa o início de uma apresentação de interação que lhes oferece a possibilidade de se conhecerem um ao outro.
O ditado popular é muito sábio: “A primeira impressão é a que fica”.
O cuidado ao confeccionar e uma boa impressão na qualidade para refletir uma boa imagem da empresa ou do profissional são de grande relevância.
O visual do cartão deve ser o mais limpo possível, contendo informações objetivas, de fácil leitura como o nome do profissional ou da empresa com seu logotipo, endereço, telefone, e-mail, endereço do site e, em alguns casos, o telefone celular particular.
Grandes negócios são feitos no momento da entrega do cartão de visita num encontro informal. São ocasiões em que a identificação momentânea é memorizada para futuros relacionamentos profissionais.
O cartão deverá ser entregue sem ansiedade, virado de frente para quem o recebe, o que facilitará sua leitura. Dobrar a ponta é coisa do passado. É de grande cortesia a sua entrega no início da conversação, evitando que haja a desconfiança do interesse.
Ao se apresentar sem um cartão de visita, o profissional corre o risco de comprometer a sua credibilidade, passando uma imagem que poderá ser interpretada como desleixo e desorganização.
Por essa razão, é fundamental o hábito de usar esta ferramenta: o cartão de visita, tão pequeno em sua aparência e importantíssimo no seu significado.