Internacional

Carro da Chevrolet vai permitir que pais monitorem como filho dirige

A Chevrolet lançará, nos Estados Unidos, um sistema que permite que pais monitorem como os filhos estão dirigindo. O recurso estará disponível na linha 2016 do sedã Malibu, que começa a ser vendida no fim do ano, e oferecerá dados como distância percorrida e velocidade máxima, entre outros (assista no vídeo acima, em inglês).
Antes de chegar às lojas, o sistema será apresentado no Salão de Nova York, no próximo dia 1º. O Malibu não é vendido atualmente no Brasil.

Como funciona
O sistema chamado "Teen driver" também atua para a segurança dos ocupantes, podendo, por exemplo, silenciar o som do carro se as pessoas sentadas na frente estiverem sem cinto de segurança, além de fazer alertar sonoros e visuais se a velocidade máxima pré-definida for ultrapassada –os pais poderão defini-la.
Além disso, recursos como controle de estabilidade e de tração, alerta de ponto cego e frenagem de emergência, nas versões em que estiverem disponíveis, serão ligados automaticamente e não poderão ser desativados.

“Criamos esse sistema para que os pais possam usá-lo para ensinar os filhos; eles podem discutir o assunto e reforçar a importância de hábitos de segurança", diz a engenheira MaryAnn Beebe. “Como mãe de dois, sei que os pais valorizam tudo o que pode aumentar o potencial de segurança para suas famílias."

O serviço, que não requer assinatura, será oferecido na versão Premier e como opcional na LT quando equipada com o pacote "Convenience Package" e rádio.

Os dados ficarão disponíveis em uma tela no próprio veículo; a GM não divulgou se eles poderão ser acessados remotamente ou acompanhados também em tempo real.

Veja os dados disponibilizados:
– distância percorrida;
– velocidade máxima;
– nº de alertas de velocidade máxima ultrapassada;
– quantas vezes o controle de estabilidade foi usado;
– quantas vezes o freio ABS foi utilizado;
– quantas vezes o alerta de colisão frontal (quando disponível) foi disparado;
– quantas vezes a frenagem de emergência (quando disponível) foi acionada
A montadora cita que, de acordo com o instituto IIHS, mantido por seguradoras, a taxa de mortes por milha rodada de motoristas de 16 a 19 anos é três vezes maior que a dos maiores de 20.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que