De acordo com as primeiras investigações, o carro estava carregado com 75 kg de explosivos que causaram graves danos em edifícios e lojas nas imediações.
A polícia isolou toda a área, situada a poucos metros da Praça Syntagma, onde está situado o Parlamento grego, e especialistas analisam as câmeras de segurança.
O veículo ficou destruído e segundo informações que vazaram da polícia para a imprensa local, que não foram confirmadas oficialmente, o carro havia sido roubado no último dia 6.
A explosão acontece no mesmo dia em que Grécia deve retornar ao mercado internacional de títulos, após quatro anos de ausência, com a emissão de bônus do Estado no valor de 2,5 bilhões de euros, uma operação com a qual o governo do conservador Antonis Samaras quer dar o primeiro sinal que o país está se recuperando e ficando menos dependente da troika de credores.
Também ocorre um dia antes da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, de quem se espera o apoio ao processo de reformas da Grécia e uma mensagem indireta de apoio a Samaras nas próximas eleições europeias.
G1