Segundo o presidente da Acrismat, Paulo Lucion, o projeto da introdução da carne suína ao cotidiano das novas gerações é importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva. “As crianças têm aceitação muito maior e curiosidade de experimentar o novo, e tendo a carne como item obrigatório na merenda ensina-se desde cedo à criança a consumir um alimento tão saboroso e nutritivo quanto as demais carnes”, pontua.
Para o prefeito de Tapurah, Luiz Umberto Eickhoff (PDT), o projeto valoriza a produção local e a carne suína. “Vários municípios do Sul já aderiram a esse alimento na merenda escolar e queremos fazer o mesmo. Afinal trata-se de um produto acessível, nutritivo e que colabora com a arrecadação e economia do nosso município. A intenção é de também incentivar o consumo da carne suína no Estado, e aproximar o consumo médio que é de 11 kg por pessoa, para a média brasileira que é de 14 kg”, afirma.
Durante o lançamento do projeto, a Acrismat entregou um certificado ao município de Tapurah como o maior produtor de carne suína do Mato Grosso. Para o diretor da Acrismat, Iraldo Hebertz, é uma honra ser reconhecido como o maior produtor do estado na suinocultura e uma conquista incluir a carne suína na merenda escolar.
“Estamos empolgados em mostrar o nosso trabalho e em divulgar a carne suína. A suinocultura é uma das atividades agropecuárias mais importantes de município, e incorporar a carne suína na merenda agrega valor ao nosso produto, dando incentivo ao setor, que é gerador de emprego e renda”, comenta.
Curso – A Acrismat também realiza esta semana o curso de culinária de carne suína em com o chef Celso Castro, especialista em carnes suínas e professor de Culinária da Faculdade de Gastronomia de Unorp, Centro Universitário do Norte Paulista, em São José do Rio Preto.
O curso é destinado a manipuladoras de alimentos – mais conhecidas como merendeiras –, nutricionistas, chefs de bares e restaurante da cidade, além de ser aberto ao público. A Acrismat ainda oferecerá degustação de carne suína na 11ª Exposição Agropecuária e Comercial de Tapurah (ExpoTapurah 2013), que acontece de 4 a 7 de julho no Parque de Exposições da cidade. (Com Assessoria)
Por Sandra Carvalho
Foto: Reprodução