O líder do PSD na Assembleia Legislativa, o deputado Gilmar Fabris, afirmou nesta segunda-feira (23) que a permanência do vice-governador Carlos Fávaro na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) depende exclusivamente do vice. Disse que Fávaro tem apoio de toda a bancada do partido no Legislativo para continuar no cargo de secretário.
A declaração é uma resposta ao presidente regional do PSB, deputado federal Fábio Garcia, de que o partido irá indicar um novo nome para o comando da secretaria. “O vice-governador disse que até março a secretaria estará em ordem. Ele tem feito um excelente trabalho à frente da Sema e não vemos motivos para o governador tirá-lo de lá”, disse Fabris.
O PSB tem causado resistência de outros partidos da base governista de Pedro Taques (PSDB) devido ao número de cargos que o partido tem angariado na reforma administrativa que governador vem fazendo desde meados do ano passado. Atualmente, o PSB já conseguiu instalar seis representantes da sigla no staff de Taques. E no caso da Sema, a briga pode ser mais aferrada, visto ser a única pasta que PSD, partido do vice-governador tem representante.
Segundo o deputado Gilmar Fabris, a bancada do PSD já se reuniu com Fávaro e optou pela permanência do vice-governador no cargo. “Nossa bancada é a maior da Assembleia, contando com seis deputados, e já dissemos a ele que deve continuar na Sema. Fávaro só vai sair se quiser”, ressaltou.
Já segundo Fábio Garcia o compromisso do governador com o PSB teria sido firmado no fim do ano, na presença do vice-governador, para a troca de partido no comando da Sema.
“Por cordialidade, Fávaro pode até ter manifestado que a secretaria está à disposição, mas os membros do PSD entendem que a pasta deve ficar com o partido, mesmo que o atual secretário decida deixar a Secretaria”, disse Fabris.
Gilmar Fabris disse as mudanças de secretários feitas pelo governador têm recebido “apoio irrestrito” do PSD, como as nomeações dos deputados Wilson Santos (PSDB), para a Secretaria de Cidades (Secid), e a de Max Russi (PSB) para Trabalho e Assistência Social (Setas).
“O governador aproveitou, inclusive, boa parte dos secretários municipais da gestão de Mauro Mendes, sendo a maioria do PSB, e todos com nosso apoio. Por isso, não vemos motivo para perdemos a Secretaria de Meio Ambiente neste momento em que o Fávaro está fazendo um ótimo trabalho”, finalizou.