Política

Cardozo diz que Delcidio não tem “credibilidade” para acusações

O novo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, disse nesta quinta-feira (3) "há forte possibilidade" de a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (Sem partido/MS) ser uma "retaliação". O ministro afirmou, ainda, que Delcídio não tem "credibilidade" e que "não tem primado por dizer a verdade".

Na delação fechada pela Procuradoria Geral da República (PGR) em troca de possível redução de pena, Delcídio citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, conforme revelou edição da revista "IstoÉ" que circula nesta quinta-feira (3).

A delação premiada ainda não foi homologada porque um dos pontos foi objeto de questionamento e ainda está sendo ajustado.

O ministro enfatizou que ainda não tem conhecimento sobre a delação de Delcídio. "Vou ler primeiro, mas vamos ser francos. Não sei se há uma delação premiada. Se houver, o senador Delcídio, com quem sempre tive excelentes relações, não tem primado por dizer a verdade", afirmou Cardozo logo após a cerimônia no Palácio do Planalto em que tomou posse no cargo.

Em seguida, Cardozo disse que "Delcídio lamentavelmente não tem credibilidade para fazer nenhuma afirmação".

Após ser questionado sobre se a delação seria uma retaliação em relação à postura do PT, que suspendeu o senador dos quadros do partido, o ministro disse que, durante o período em que Delcídio ficou preso, houve "recados" nesse sentido para o governo.

"Nós recebíamos muitos recados, inclusive alguns foram publicados na imprensa. Falava-se que se governo não agisse pra tirá-lo da prisão, ele faria retaliações. Eu não sei dizer se há delação premiada, mas se efetivamente houve, há forte possibilidade de ser retaliação, até porque isso foi anunciado previamente. Se o governo não fizesse nada, ele retaliaria", afirmou. (Com informações G1)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões