A função principal dos carboidratos é produzir energia para o organismo, inclusive para o cérebro. É muito fácil consumir carboidratos, pois eles estão em muitos alimentos como todos os tipos de arroz, todos os tipos de batata, mandioca, cará, inhame, farinhas em geral, aveia, frutas, açúcares, doces etc.
Muitas pessoas têm medo de consumir carboidratos porque acreditam que aumentarão gordura corporal, porém é importante ter cuidado com essa “carbofobia”, visto a importância deste nutriente para o nosso organismo. Quando uma pessoa retira totalmente o carboidrato de sua alimentação, com o objetivo de emagrecer, tende a se sentir fraca, apresenta queda das defesas do organismo, queda de cabelo, a ansiedade aumenta, nervosismo, mais irritabilidade etc.
Além disso, a restrição de carboidratos pode ajudar alguns a emagrecer mas a outros não, existem pessoas que respondem bem a esse tipo de restrição e emagrecem e existem outras que até aumentam a gordura corpórea. Ainda falando em relação ao objetivo de emagrecer, algumas pessoas não consomem carboidratos à noite, pois imaginam que, uma vez consumidos, como se gasta menos energia durante o sono, eles serão estocados em forma de gordura. Porém, se você for praticante de atividade física e seu treino for de manhã, é importante o consumo de carboidratos na noite anterior, pois a partir deles teremos estoque de glicogênio muscular, a energia estocada no músculo que será utilizada no dia seguinte no exercício.
Se não tiver um estoque adequado de glicogênio, não conseguirá fazer os exercícios com boa intensidade, terá fadiga, cansaço fácil, câimbras etc. O importante é não ter medo de consumir carboidratos e sim consumi-los na quantidade e momentos certos, de acordo com seus objetivos. O índice glicêmico traduz a velocidade com o qual o organismo absorve o açúcar presente em um alimento até sua chegada no sangue.
Quanto maior esse índice, mais rápido os carboidratos são transformados em açúcar no sangue e mais insulina é liberada pelo pâncreas. Então, se você consome alimentos com alto índice glicêmico várias vezes ao dia, terá picos de insulina rapidamente. A insulina é responsável por levar o açúcar do sangue para dentro das células. Acontece que o excesso desse açúcar no sangue leva ao estoque que gordura nas células adiposas. Quanto menor o índice glicêmico, menor será a velocidade com a qual o açúcar será liberado no sangue, resultando em energia e saciedade por mais tempo. Isso faz com que o organismo passe a utilizar gordura (lipídios) como fonte de energia, diminuindo a quantidade de tecido gorduroso.
Pela associação de boas fontes de gordura e fibras, como, por exemplo, comer fruta com castanhas, com proteínas, como fruta com iogurte ,com ervas e especiarias, como fruta com canela, é possível melhor o índice glicêmico dos alimentos. Como se pode perceber, os ensinamentos errôneos e o modismo levam a hábitos alimentares errados e consequente prejuízo à saúde.