Cidades

Capivaras de Cuiabá serão monitoradas e estudadas por pesquisadores da UFMT

Consideradas um dos símbolos de Cuiabá, as capivaras estão frequentemente atravessando ruas e avenidas, sendo flagradas, inclusive, atravessando pela faixa de pedestres. Porém, muitas vezes, acabam provocando e sendo vítimas de acidentes de trânsito.

Esse cenário levou a professora de biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Viviane Layme, e um grupo de acadêmicos a estudar o comportamento desta espécie para identificar os principais pontos da cidade onde as capivaras estão mais expostas a riscos.

Normalmente, os animais são vistos nas proximidades do Parque Tia Nair e do Parque das Águas.

“São seres aquáticos e costumam se movimentar pela água. Com a cidade no meio, acabam se movimentando pelas ruas por necessidade. Iremos investigar, também, se são grupos fixos ou se espalham, e se estão entrando e saindo da capital pelo rio”, contou.

 

Acorde foi feito entre a UFMT e a Prefeitura para estudar os animais que vivem nessas áreas — Foto: Gustavo Duarte
Acorde foi feito entre a UFMT e a Prefeitura para estudar os animais que vivem nessas áreas — Foto: Gustavo Duarte

Outro foco da pesquisa, segundo ela, será compreender todo o comportamento das capivaras e o modo de vida delas. Para observar os animais 24h, serão instaladas “armadilhas fotográficas”.

“Isso irá envolver toda a sociedade com a história natural dos bichos, o que comem e como vivem, até para a gente saber se pode ou não mexer com eles e de que forma, sem os expor a risco”, afirmou.

A ideia do projeto surgiu, de acordo com Layme, como uma demanda da própria comunidade, uma vez que os acidentes com capivaras se tornaram rotineiros. Isso incentivou a pesquisadora a buscar parceria com a universidade e a prefeitura da capital.

“A ciência vem como uma reposta relevante para cada problema”, ressaltou.

Os resultados preliminares da pesquisa devem ser divulgados em seis meses, segundo ela. O projeto deve durar 24 meses, mas pode ser estendido.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.