O problema é que essa falta de nutrientes pode demorar a dar sintomas, mas silenciosamente, ela pode, por exemplo, prejudicar os ossos (por falta de cálcio), o aprendizado (anemia de ferro) e até a formação de músculos (falta de proteínas).Nos idosos, esse problema é ainda mais preocupante com a idade, o intestino também envelhece e além da perda muscular, há também uma redução da capacidade de absorção de certos nutrientes pelo corpo, já que ocorre uma diminuição das vilosidades e das enzimas do intestino, como mostrou o cirurgião Fábio Atui.
Para piorar, os mais velhos costumam não ter hábitos alimentares muito bons, o que pode refletir no dia a dia e até levar à desnutrição. Como mostrou a nutricionista Elaine Moreira na reportagem da Daiana Garbin, a refeição dos idosos deve ser sempre completa e precisa ter principalmente proteínas, que ajudam na formação da massa muscular, evitando risco de quedas e fraturas.
Fora o envelhecimento, a absorção de nutrientes pode ser alterada também por causa de outros problemas ou também por quem fez cirurgia bariátrica, por exemplo. O cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui alerta ainda que a redução repentina de peso e sem motivo aparente também deve ser investigada porque pode indicar algum problema mais sério de saúde. As pessoas muito magras nem sempre são saudáveis e podem estar com falta de algum nutriente sem saber – por isso, é importante investigar.
G1