Duas novidades devem abalar o mercado brasileiro de picapes em breve. A Caoa fará um modelo médio em sua fábrica goiana para disputar compradores da Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 & Cia. Já a BYD produzirá uma compacta para desafiar a Fiat Strada, carro mais vendido do Brasil desde 2021. As informações são do jornalista Jorge Moraes, do UOL Carros.
De acordo com Moraes, a confirmação da vinda da picape média foi feita pelo presidente do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho. No caso da compacta, a informação é do vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy. O jornalista conversou com os executivos brasileiros no Salão de Xangai, na China, encerrado no domingo.
A picape média, batizada de Himla, foi revelada na feira pela Chery, parceira da Caoa no País. Atualmente, o grupo brasileiro faz os SUVs Chery Tiggo 5, 7 e 8 em sua planta de Anápolis (GO). A linha é oferecida sob a marca Caoa Chery.
Segundo Moraes, a picape virá ao Brasil em versões com motor a diesel e híbrida plug-in. No Brasil, as líderes de venda têm motores a diesel. Além disso, a capacidade de carga é de cerca de uma tonelada.
Não há detalhes do carro. Porém, a Caoa Chery Himla (o nome pode mudar) certamente terá cabine dupla. O protótipo revelado em Xangai tinha espaço para cinco ocupantes, rodas de liga de 19 polegadas.
Conforme as parcas informações divulgadas na feira, dá para supor que a nova picape terá tração 4×4. Aliás, o modelo calçava pneus de uso misto.
Seja como for, a produção em Goiás não deve começa antes do segundo semestre de 2026. Afinal, a picape ainda nem foi lançada na China.
RIVAL DA STRADA
Se depender da BYD, o reinado da Strada como carro mais vendido do País tem prazo para acabar: 2026. É quando a marca chinesa deve iniciar a produção de uma picape compacta em Camaçari (BA).
Segundo o UOL Carros, o modelo inédito será feito nas versões de cabine simples e dupla. Além disso, Baldy disse a Moraes que a BYD poderá ter um terceiro modelo, entre a nova compacta e a média Shark.
O foco são os compradores de Fiat Toro e Ford Maverick, por exemplo. Aliás, esse segmento vai crescer bastante.
Das novidades, a Volkswagen prepara o lançamento da Tarok (nome provisório) para 2026. O investimento na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para a produção do novo modelo será de R$ 3 bilhões.
Inicialmente, a picape intermediária deverá vir com o conjunto formado pelo motor 1.4 turbo flexível de 150 cv e o câmbio automático de seis marchas. Depois, deverá ter sistema híbrido, com motor elétrico e o novo 1.5 EVO2.