DESTAQUE 4 Plantão Policial

Cão farejador do Corpo de Bombeiros localiza corpo em área de mata

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã desta quarta-feira (20.8), um corpo humano em uma área de mata no bairro Jacarandá, em Várzea Grande. A localização foi possível graças à atuação precisa da cadela Bela, treinada para realizar varreduras em áreas de difícil acesso.

A ocorrência mobilizou o cão e um militar do Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Nobresc), vinculado ao 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM), após solicitação da Polícia Civil.

O major BM Anderson Rodrigo da Silva, responsável pelo Nobresc, explicou que o trabalho teve início com a análise das informações repassadas pela polícia. “Eles solicitaram que verificássemos uma possível área onde, segundo informações, corpos teriam sido deixados. A partir das descrições e da localização fornecida, conseguimos delimitar, mapear e iniciar as buscas. Após identificarmos o ponto de interesse, o cão foi acionado”, explicou.

A cadela foi lançada na área e rapidamente indicou um ponto de interesse, por meio de mudança de comportamento e latidos, sinalizando onde o corpo estava enterrado. “Após algum tempo de escavação, encontramos o que aparenta ser uma perna humana”, afirmou o major.

O local foi isolado até a chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pela retirada do corpo e pela identificação formal da vítima. Não há informações sobre as circunstâncias em que o corpo foi deixado no local.

Outras operações

Os cães de busca da corporação têm desempenhado um papel fundamental em operações de resgate no Brasil e no exterior. Em 2024, binômios do CBMMT foram enviados novamente ao Rio Grande do Sul para apoiar as buscas por desaparecidos durante a crise humanitária causada pelas fortes enchentes que atingiram o Estado. No ano anterior, em 2023, as equipes já haviam atuado na mesma região após a passagem de um ciclone extratropical. 

Os cães também foram empregados em outras missões de grande repercussão, como o combate a incêndios florestais no Canadá (2023), o apoio às buscas após os deslizamentos de terra em Petrópolis (RJ), em 2022, e a atuação em Brumadinho (MG), em 2019, após o rompimento da barragem.

Com Assessoria

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em