Uma das cantoras mais famosas da Espanha, Isabel Pantoja chegou nesta sexta-feira (21) à prisão de Alcala de Guadaira, perto de Sevilha, para cumprir pena de dois anos por lavagem de dinheiro, segundo informações da agência France Presse.A artista foi sentenciada em abril de 2013 a dois anos de cadeia e também terá que pagar multa de 1,15 milhão de euros por para lavar dinheiro desviado pelo seu ex-namorado, Julián Muñoz, que foi prefeito da cidade turística de Marbella, província de Málaga. As praias da cidade e seu porto repleto de iates são frequentados há anos por turistas ricos.
Uma investigação sobre propinas pagas em troca de alvarás de construção e outros favores que começou em 2006, batizada de "operação Malaya", levou à prisão quase cem suspeitos, incluindo Julián Muñoz. Bens e mais de 2 bilhões de euros foram confiscados e, segundo testemunhas, pilhas de dinheiro vivo foram encontradas nas casas de suspeitos.
Isabel Pantoja é estrela na Espanha desde os anos 1970 por suas canções populares com toques de flamenco. Ela é famosa também na América Latina, e sua carreira e sua vida amorosa repleta de emoções alimentam as revistas de fofocas da Espanha há décadas. Ela foi casada com Francisco Rivera "Paquirri", um dos maiores toureiros da Espanha, que foi morto na arena por um touro, em 1984.
G1