O Canil Integrado de Fronteira foi inaugurado no último dia 1º de novembro, em Cáceres, com objetivo de auxiliar as instituições de Segurança Pública que atuam na região de fronteira nas operações contra o narcotráfico, busca de pessoas e também salvamento.
O local foi projetado com capacidade para abrigar 20 cães, e contará, temporariamente, com seis cães da DRE, da raça labrador e pastor alemão, e quatro destinados ao Canil Integrado, da raça Pastor Belga Malinois.
Foram investidos no canil de Cáceres R$ 360 mil do Governo do Estado na construção das instalações. Os animais e veículos para transporte foram investimentos de R$ 150 mil do programa do Governo Federal Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). A estrutura física ainda contará com dois veterinários e ambulatórios para cuidado com os cães.
Com apoio dos profissionais do canil da DRE, os cães do Canil Integrado serão treinados para a busca de entorpecentes. O canil de Cáceres terá coordenação integrada, sendo o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) o primeiro a coordenar o local.
O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), tenente-coronel BM Átila Wanderley Silva, disse que os cães terão a função específica de farejamento de drogas e ataque. “São animais que serão treinados para atuar no combate ao tráfico de drogas na fronteira. Eles poderão farejar entorpecentes que estão escondidos em compartimentos e malas”, explicou.
A Segurança Pública dispõe também de mais dois canis em Mato Grosso: um do Batalhão de Operações Especiais (Bope), onde os cães são usados como auxiliares em operações envolvendo explosivos, e o canil do Corpo de Bombeiros em Colíder, onde os cães são empregados para busca e salvamento.
Da Assessoria