O desembargador Luiz Ferreira da Silva apresentou sua candidatura ao cargo de vice-presidente do TJMT para o biênio 2023/2024 e irá disputar com o desembargador Sebastião de Moraes Filho o cargo nas eleições da Corte de Justiça. O requerimento foi protocolizado no final da tarde de hoje e as eleições agora contam com candidaturas duplas para todos os cargos de direção.
Para a presidência estão concorrendo o desembargador José Zuquim Nogueira, atual corregedor-geral da justiça, e a desembargadora Clarice Claudino da Silva. Para o cargo de Corregedor-Geral da Justiça estão na disputa os desembargadores Juvenal Pereira e Mário Roberto Kono. E agora para a vice-presidência se apresentaram os desembargadores Luiz Ferreira da Silva e o desembargador Sebastião de Moraes Filho, ambos já foram corregedor-geral da Justiça.
Com a entrada do desembargador Luiz Ferreira da Silva no páreo nenhum outro desembargador que já tenha sido presidente da Corte de Justiça poderá se candidatar a qualquer dos cargos. Recentemente o Conselho Nacional de Justiça havia decidido que, se não houver nenhum candidato para os cargos de direção, os ex-presidentes dos tribunais poderiam concorrer sem nenhum impedimento.
As inscrições para as eleições se encerram na segunda-feira (26/9) e as eleições estão marcadas para o próximo mês de outubro. Agora é esperar para ver como se posicionarão as forças políticas no Tribunal de Justiça para definir quais serão os dirigentes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para o biênio 2023/2024.