Com pouco tempo para convencer os eleitores, as campanhas miram na desconstrução dos candidatos Lula e Bolsonaro neste início da propaganda eleitoral na televisão do segundo turno das eleições 2022. Resta saber se isso será possível em apenas 27 dias de propaganda eleitoral.
Lula lidera entre os mais ricos e mais pobres e Bolsonaro entre quem recebe dois a dez salários-mínimos. No Nordeste, o petista mantém a dianteira nos resultados das primeiras pesquisas, enquanto Bolsonaro continua em crescimento no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Resta saber se os votos de Tebet e Ciro migrarão efetivamente para o candidato por eles apoiado da forma esperada.
Diferentemente do que mostravam ao final do primeiro turno, agora as pesquisas eleitorais também vem mostrando um acirramento da disputa, com os dois candidatos apresentando chances reais de vencer as eleições. A ida para o segundo turno deu novo folego aos bolsonaristas, que se lançam ainda mais na busca de votos para o seu candidato, principalmente nas redes sociais.
Outro indicativo de recente pesquisa realizada pelo Datafolha é que os eleitores têm maior preocupação no momento com temas como economia, democracia e combate à corrupção, sendo esses considerados como definidores dos votos neste segundo turno. O brasileiro está mais preocupado se o próximo presidente vai conseguir criar empregos, manter os auxílios oficiais e de onde virão as fontes de custeio para tanto do que a tranquilidade democrática.
A verdade é que durante os próximos dias os candidatos têm muito trabalho a fazer nessa disputa pelos votos, devendo ambos ficar bem atentos que os eleitores na sua grande maioria já tem a definição de seus votos, mas cientes de que não perdoarão quem deixar de mostrar efetividade e eficiência nas suas propostas de governo.