Fotos: Sandra Carvalho | Valquiria Castil | Ahmad Jarrah | Rodrigo de Souza | Cátia Alves | Reinaldo Fernandes
Apesar da campanha Cidade Limpa, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), candidatos esparramaram santinhos e até cartazes no entorno de locais de votação na Capital mato-grossense. A ação ocorreu na madrugada.
A Avenida Mato Grosso, no Centro de Cuiabá, está com as duas pistas tomadas por material de campanha, além das ruas no entorno da Escola Estadual Presidente Médici. A cena se repete em toda cidade.
No bairro Lixeira, o morador Dinalte Miranda observava, indignado, a sujeira nas ruas que circunda a Escola Estadual Professor Antônio Epaminondas. Revoltado, Dinalte gravou um vídeo para compartilhar nas redes sociais. “Vejam mais uma vez o que os candidatos fizeram com nosso bairro. Isso é um desrespeito”.
Enfrente a Escola Estadual João Briene de Camargo, no bairro Areão, muitos santinhos, folders e cartazes pelo chão e também no asfalto.
Em Várzea Grande não está diferente. Muito material de campanha espalhado por ruas e avenidas, a exemplo da Rua Governador Pedro Pedrossina, equina com a Avenida Filinto Muller, enfrente a Escola Estadual Adalgisa de Barras.
Cidade Limpa
A Campanha Cidade Limpa , que este ano tem como slogan "Candidato que joga santinho na rua não merece seu voto" é uma iniciativa, que está disciplinada na Portaria nº 03/2014, cuja finalidade é chamar a atenção de eleitores e candidatos sobre a necessidade de pôr fim ao derramamento de santinhos nas imediações dos locais de votação, na véspera da eleição.
Com base na campanha, não será tolerada propaganda que prejudique a higiene e a estética urbanas e dos locais de votação, bem como as que contrariem as posturas municipais. O candidato que desrespeitar o normativo estará cometendo crime eleitoral, além de crime ambiental.
Os candidatos, representantes das coligações e partidos políticos deveriam entregar na Sede do TRE-MT todo o material que restou das campanhas.
Exemplo
Consciente de que deve contribuir para a limpeza e saúde pública na sua cidade, um candidato a vereador por Cuiabá compareceu neste sábado (1º) ao Tribunal para entregar a sobra de material de sua campanha eleitoral. Ao todo foram entregues mais de 1,5 milhões de colinhas, santinhos, jornais de cartazes.
Esta foi a segunda entrega de sobra de material de campanha recebida pela Justiça Eleitoral nas Eleições 201.6. No dia 16 de setembro deste ano, um candidato a vereador por Cuiabá, que havia renunciado à candidatura, entregou cerca de 120 mil santinhos, 40 mil adesivos de camisetas e oito adesivos de carros.