O governo canadense anunciou neste sábado (19) que vai receber 10 mil refugiados sírios no período de um ano. O processo de candidatura para os imigrantes será simplificado, pois não será mais cobrado o documento das Nações Unidas que comprova a condição de refugiado.
O Ministério da Imigração informou, por meio de nota, que o país irá “presumir que todos os que fogem de um conflito se encaixam na definição de refugiado, o que vai acelerar o processo”.
“Antecipamos que o Canadá atingirá a meta de reinstalar 10 mil sírios até setembro de 2016, cerca de 15 meses mais cedo do que o planejado", diz trecho da nota, que também acrescenta que os agentes vão focar as suas entrevistas na segurança, criminalidade e triagem médica.
O Partido Conservador, atualmente no poder, tem sido bastante criticado pela demora na resposta de socorro aos refugiados que tentam entrar na Europa. Com isso, os partidos de oposição estão fazendo forte propaganda de políticas mais generosas de ajuda aos refugiados sírios caso vençam as eleições marcadas para 19 de outubro no Canadá.
Fonte: iG