O Canadá e os Emirados Árabes Unidos anunciaram o início de negociações para um Acordo Abrangente de Parceria Econômica (CEPA, na sigla em inglês). A declaração foi feita em comunicado conjunto divulgado após encontro em Abu Dabi entre o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e o presidente emiradense, xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Segundo o texto, o pacto buscaria cortar tarifas, remover barreiras comerciais e expandir o acesso a mercados para exportadores canadenses.
O comunicado afirma que o encontro – o primeiro presencial entre líderes dos dois países desde 1983 – marcou o início de uma tentativa de aprofundar a cooperação em comércio, investimentos e segurança regional. Os governos assinaram também um novo Acordo de Promoção e Proteção de Investimentos (FIPA), que “estabelece regras e proteções mais claras para investidores” e cria “um ambiente mais previsível para investimentos bilaterais”.
De acordo com o documento, o CEPA faz parte do plano canadense de dobrar as exportações não direcionadas aos EUA na próxima década, apoiando empresas na expansão para setores como engenharia, construção, aeroespacial, agroalimentos e pescados. O texto acrescenta que o pacto também facilitará bilhões de dólares de investimentos dos Emirados em projetos de infraestrutura e energia no Canadá, incluindo portos, minas, gás natural liquefeito, data centers e minerais críticos.
Ambos também concordaram sobre a “importância de agir rapidamente para trazer estabilidade à Palestina” e se comprometeram a manter contato próximo.



