O petista disse estar "profundamente entristecido" com a morte de seu ex-ministro, a quem classificou de "grande amigo e companheiro".
Eduardo Campos morreu na manhã desta quarta, aos 49 anos, após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista.
"O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno. O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência", escreveu o ex-presidente da República no comunicado.
Na nota, Lula contou que conheceu o candidato do PSB ao Palácio do Planalto por intermédio do ex-governador pernambucano Miguel Arraes, avô de Campos. O petista usou a mensagem para prestar solidariedade à família do presidenciável e das demais vítimas do acidente aéreo.
Veja a íntegra da nota oficial divulgada por Lula:
Nota de pesar pelo falecimento de Eduardo Campos
São Paulo, 13 de agosto de 2014,
Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro.
Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil.
O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um país mais justo e digno.
O carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência.
Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros.
Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que falecerem nesse terrível acidente.
Luiz Inácio Lula da Silva
G1