Esportes

Campeonato Brasileiro Sub-20: Confira um Guia da competição

O Campeonato Brasileiro Sub-20, que terá início nesta sexta-feira, chega à sua nona edição e já se tornou uma competição tradicional na base brasileira. No torneio, já se destacaram nomes como Sandro, ex-Internacional, Rafael Carioca, então no Grêmio, Alexandre Pato, Alisson, do Cruzeiro, e mais recentemente Bertotto, do Internacional, atual campeão.Em 2014, o torneio será novamente muito equilibrado. A dupla Gre-Nal, que joga em casa, vem com times fortes, mas terá bons concorrentes para tirar o título do Rio Grande do Sul. Confira um pequeno Guia da competição.

Grupo A: Bahia, Criciúma, Cruzeiro, Corinthians e Portuguesa

Semifinalista da Copa do Brasil Sub-20, o Bahia não contará com Jeam, um de seus principais jogadores. Mas aposta no meia Rômulo como principal talento e é candidato a uma das vagas. O Corinthians, do técnico Osmar Loss (primeiro campeão brasileiro sub-20, em 2006), tem um elenco um pouco mais jovem, no qual se destacam nomes como o meia paraguaio Gustavo Viera, o atacante Gustavo Tocantins e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, de apenas 17 anos.

No Cruzeiro, o técnico Paulo Ricardo conta com um elenco experiente com alguns nomes com passagens por seleções de base, como o goleiro Georgemy e o atacante Léo Bonatini. Há outros nomes talentosos, como os volantes Sávio e Bruno Edgar, além do artilheiro Hugo Ragelli, que já marcou um gol nos profissionais, e de Judivan, que também está inscrito. O Criciúma, vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 em 2013, tem no volante Ruan e no centroavante Gustavo seus principais jogadores, além do bom atacante Roger Guedes. Na Portuguesa, os destaques são o atacante Luan e o lateral-direito Bruno Ferreira, ambos com passagem pelos profissionais.

Grupo B: Atlético-MG, Chapecoense, Fluminense, Goiás e Grêmio

Atual campeão gaúcho sub-20, o Grêmio leva uma equipe forte para a competição e tem no elenco alguns jogadores que já passaram pelos profissionais, como o meia Canhoto e o atacante Nícolas Careca. O Fluminense, mesmo sem Gerson, Robert e Kenedy, tem uma equipe com bons valores, como o volante Ikaro, o lateral-esquerdo Leonardo, o atacante Denilson e o goleiro Marcos Felipe. O Atlético-MG levou um time com muitos jogadores nascidos em 1994, como o meia Lucas Kattah e o zagueiro Jesiel, além de campeões da Copa do Brasil Sub-17, como o centroavante Flávio e o goleiro Cleiton.

O Goiás, que chegou à semifinal da Taça BH de Juniores, aposta em nomes como o volante Rezende e o atacante Jarlan, e pode beliscar uma vaga nas quartas de final. A Chapecoense confia em seu camisa 10, Léo Oro, para surpreender.

Grupo C: Botafogo, Coritiba, Santos, São Paulo e Internacional

Campeão da Copa do Brasil Sub-20 na última terça-feira, o Internacional vai com força máxima para a competição, e basicamente o mesmo time que derrotou o Vitória na decisão. Entre os destaques, está o quarteto ofensivo formado por Alisson Farias, Andrigo, Leandro e Bruno Gomes, além do volante Rodrigo Dourado. O Botafogo, que leva a base campeã estadual em 2014, confia no bom goleiro Saulo, no zagueiro Emerson, no lateral-direito Erick e no atacante André para cumprir um bom papel.

O São Paulo, desfalcado de seus principais jogadores (todos já nos profissionais), leva nomes já conhecidos da base, como o meia Mirrai e o volante Allan, e mescla com jogadores dos juvenis em proporção inversa ao Santos, que leva uma maioria de atletas sub-17. O Coritiba, ao contrário, aposta em um time com jogadores mais velhos, com destaque para os laterais Rodrigo e Henrique, e para o atacante Paulo Victor.

Grupo D: Atlético-PR, Flamengo, Vitória, Figueirense e Palmeiras

O Grupo D é, talvez, o mais equilibrado da competição. Vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20, o Vitória tem na ótima dupla de volantes formada por Borges e Flávio um de seus pontos fortes. O atacante Gabriel e o meia Nickson, filho de Jackson, ex-jogador de Sport e Palmeiras, também chamam a atenção. No Flamengo, quem deve assumir a responsabilidade de comandar o time é o meia Jajá. O lateral-esquerdo Jorge, que já atuou nos profissionais, também deve ser peça importante no ataque.

No Atlético-PR, os rápidos Crysan e Juninho devem ser protagonistas no ataque, mas o time não contará com Marco Damasceno, seu principal jogador. O Palmeiras leva também um grupo com jogadores nascidos em 1994 e já rodados na base, como o bom atacante Erick e o volante Lucas Morelatto. O Figueirense, que fez boa campanha na Taça BH deste ano, confia nos gols do atacante Carlos Henrique.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos