A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em Várzea Grande, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. A campanha estava prevista para encerrar na sexta-feira (1º de junho). Todos os postos de vacinação estarão abertos para aplicação de doses em expediente normal de funcionamento das unidades de saúde do município.
A secretaria de saúde garante que a prorrogação será benéfica às pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. O balanço publicado na quarta -feira (30) pela Vigilância em Saúde de Várzea Grande mostra que mais de 82% das pessoas que fazem parte do público-alvo tomaram a vacina. A população dos grupos prioritários tem agora até o dia 15 de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação do município.
“É muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, ressaltou a gerente da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Relva Cristina de Moura,reforçando a coordenadora que as doses ficarão à disposição dos grupos prioritários até que todas elas sejam aplicadas.
Até 30 de maio, foram vacinadas 41.229 de pessoas contra a gripe, o que corresponde a 82.50% de um total de 60 mil a serem vacinadas em Várzea Grande. O Ministério da Saúde preconiza a imunização válida como meta de 90% do público-alvo. Este total é do público estimado, englobando pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
Do total de 41.229 doses aplicadas, 12.601 foram em crianças, o que corresponde a 65,75%; trabalhador da saúde 4.773 doses aplicadas (95,52%);gestantes 2.531(75.48%); puérperas 563(102.18%);Idosos 17.407 (94,45%) e professores 3.354 (96,60%).
Casos de gripe em Várzea Grande
Em Várzea Grande, de acordo com a coordenadoria de Vigilância em Saúde, são dois casos confirmados de Influenza H1N1 em 2018. Foram notificados 48 casos com suspeita de gripe Influenza H1N1, dos quais 12 foram a óbito. Dos óbitos, dois confirmaram que foram por Influenza H1N1 após os exames laboratoriais e em um caso o resultado foi positivo para Influenza A (H3). Os demais casos ainda estão aguardando resultados de exames.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.