Cidades

Campanha arrecada livros para a ressocialização de presos em unidades penais de MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) iniciou uma campanha de arrecadação de livros que serão destinados à ressocialização de presos em unidades penais do estado. Mais de dez comarcas do estado possuem pontos de coleta dos materiais e as doações seguem até o dia 30 deste mês.

O projeto tem parceria com a Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB), a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).

O "livro para ser livre" tem o objetivo de ressocializar os detentos e incentivar o hábito da leitura. De acordo com a juiza Edna Ederli Coutinho, a lei prevê remição de pena, pra o reeducando que comprovar a leitura por meio de avaliações.

"Eles se esforçam para ler, depois vão fazer um resumo, ter um acompanhamento para ter certeza que ele leu aquele livro e vamos diminuir a pena conforme foram feitas as leituras. A doação é para todos os tipos de livro, inclusive, alguns podem auxiliar eles na própria escola porque eles têm aula diariamente", disse.

Em Tangará da Serra, a 420 km de Cuiabá, uma equipe da Unemat vai fazer a análise e a avaliação de redações que os detentos precisam fazer após a leitura das obras. No município o ponto de coleta está localizado no Fórum de Tangará e a distribuição será feita no Centro de Detenção Provisória.

Em outros municípios, a coleta também é realizada nos respectivos fóruns de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Sorriso, Diamantino, Barra do Garças, Primavera do Leste e Rondonópolis.

A arrecadação será feita até o dia 30 deste mês.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.