Um caminhoneiro que transportava uma carga de cerveja foi rendido por indígenas após colidir o seu veículo com um carro que levava uma família da etnia xavante, nesta segunda-feira (9), na BR-070, em Primavera do Leste (240 km de Cuiabá-MT). O motorista ficou rendido por seis horas até ser liberado.
Segundo informações iniciais, o caminhão tentava fazer uma ultrapassagem, mas não conseguiu efetuar a manobra e acabou atingindo o veículo de passeio, que seguia na pista contrária. Chovia muito no momento do choque.
Com a colisão, o carro dos índios, modelo Volkswagen Crossfox, saiu da pista e capotou. As vítimas tiveram ferimentos leves e, com exceção do condutor, foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi chamada para atender a ocorrência, já que um grupo, composto por cerca de 30 indígenas, revoltado com a colisão, fez o condutor refém. Eles exigiam o pagamento de uma indenização. As equipes PRF se mantiveram no local em prontidão, na busca de manter a integridade do condutor, do veículo e da carga.
Após horas de negociação, as partes chegaram a um acordo e o motorista foi então liberado, por volta de 16h.
Durante o período, o fluxo de veículos seguiu por uma das faixas, não havendo interdição total da pista.
Ressalta-se que houve apoio de uma equipe da Força Tática da Polícia Militar de Primavera do Leste e contato com o Chefe da Delegacia PRF de Barra do Garças, solicitando que mantivesse uma equipe em prontidão para intervir em caso de necessidade.
O Ministério Público Federal foi comunicado, porém, não foi preciso a presença no local para a negociação.