Cerca de 700 quilos de pescado serão vendidos a preços populares esta semana na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá, no centro da capital. O Caminhão do Peixe estará estacionado na praça para atender a população das 9h às 18h, até sexta-feira (14).Os peixes serão comercializados de duas formas: pelo valor de R$ 8 por quilo, sem vísceras e sem escamas; e também por R$ 10, sem vísceras, escamas e espinhas.
Na oportunidade o programa completa 30 edições realizadas na atual gestão e irá comercializar peixes da espécie tambatinga. A partir de agora, o pescado será comercializado a partir de quarta-feira, com atendimento ao público somente até sexta. Anteriormente, o projeto se estendia até sábado.Segundo a Prefeitura, os valores cobrados pelo pescado está abaixo do praticado no mercado. Semanalmente a média de vendas é de 800 quilos de pescado. Desde o início do programa, em 2011, o caminhão já comercializou cerca de 61 toneladas de peixes.
O Caminhão do Peixe é um programa itinerante desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, que percorre a capital toda semana vendendo peixes cultivados por pequenos produtores da região. De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a produção comercializada esta semana vem de um viveiro da região do Bandeira, localizada a 17 km da capital, próxima à rodovia Emanuel Pinheiro.
O veículo é composto por duas câmaras frias, espaço para manuseio de peixe (retirada das espinhas), balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento. Podem ser transportadas até 3,5 toneladas de pescado fresco e congelado para comercialização no caminhão.
G1