Cidades

Caminha de 8 km durante Circuito dos Quilombos em Barra dos Bugres

 
O clima agradável deixou os caminhantes ainda mais animados para percorrer o percurso de aproximadamente 8 quilômetros. Mas antes de seguir “viagem” uns minutinhos foram dedicados ao alongamento para aquecer e preparar o corpo para o trajeto.
 
No percurso os caminhantes puderam conferir as belezas naturais do local, ouvir o canto dos pássaros e ainda apreciar uma caninana, que esticada entre galhos “observava” os andantes sem oferecer perigo.
 
Na chegada, para repor as energias gastas no trajeto, além de muita água, os caminhantes ainda podiam dar uma paradinha na feira do produtor e degustar bolos, bolachas, doces, frutas, entre outros produtos até aguardar o tão esperado almoço.
 
O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, prestigiou a abertura da caminhada e percorreu parte da trilha. “Cada vez mais é importante a interação entre as pessoas e a natureza. Que todos possam desfrutar deste bonito lugar que tem uma comunidade muito acolhedora, belas paisagens naturais e uma riqueza histórica”, destacou Florindo.
 
O circuito é realizado pela Prefeitura de Barra do Bugres (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Semdetur), Comunidade Quilombola Baixius, com apoio do governo de Mato Grosso (Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur), Anda Brasil e empresas locais. “A Prefeitura de Barra do Bugres está de parabéns por trazer as pessoas até esta comunidade. É preciso que nos conscientizemos dos cuidados com a natureza”, disse o coordenador de infraestrutura turística da Sedtur, Cícero Manoel de Freitas.
 
O circuito atraiu pessoas de outros municípios como Tangará da Serra e Cuiabá. No ano passado a estudante Débora Enedina da Costa Ribas estava nas proximidades da Comunidade Baixius e foi até o local da caminhada para conhecer, porém não fez o trajeto. Este ano ela voltou com outras cinco pessoas da família para curtir as belezas da trilha. “O que mais gostei foi de ver a plantação de bananas, nunca tinha visto antes”, conta Débora, prometendo voltar em 2014.
 
Quem também veio de Tangará para a caminhada foi Saviano Schwarz  Santos, que estava acompanhado da esposa e um casal de amigos. “É a primeira vez que participo e achei muito bom. Gosto deste contato com a natureza e gostei de conhecer esta comunidade”, disse ele.
 
Da Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.