Cidades

Câmara ouve queixa de moradores sobre ônibus velhos na capital

Foto Mayckon Rogério Rocha

Líderes de bairro se reuniram com vereadores de Cuiabá para reclamar dos 32 ônibus velhos que foram colocados para rodar na capital. A medida é um paliativo que foi apresentado pela Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) após a empresa Norte Sul apresentar irregularidade em 100% de sua frota. Os veículos que foram colocados para rodar são de 2010 e vieram de Londrina-Paraná, eles passaram por uma pintura e foram realocados em Cuiabá.

O vereador Dilemário Alencar (PTB) abriu espaço na tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira (03) para que os líderes falassem sobre a preocupação dos moradores da região. “O secretário da Semob informou que a Norte Sul vai começar a operar em quatro linhas da região Norte porque a empresa tem esse direito previsto no contrato de concessão. Ônibus da Norte Sul substituirão os ônibus da empresa Pantanal que há anos atende aquela região”, disse.

O parlamentar falou ainda que a decisão causou indignação e preocupação, pois “toda a frota da Norte Sul foi condenada devido à falta de manutenção. Somente neste ano a imprensa noticiou quatro acidentes envolvendo ônibus dessa empresa”, relembrou.

As quatro linhas que a Secretaria de Mobilidade Urbana autorizou à empresa Norte Sul operar são a 302 – Vila da Serra/Centro (Via Terminal do CPA 1); 311 – Terminal do CPA III/Centro (Via Novo Mato Grosso); 313 – Terminal do CPA III//Unic (Via CPA IV); 314 – Bela Vista/Centro. 

Entenda

A prefeitura de Cuiabá colocou mais 32 ônibus com a idade máxima permitida para rodar na Capital, ou seja, com quase quatro anos e meio (faixa etária definida por contrato com as empresas de transporte público). Os veículos de 2010 a 2012, que ganharam uma nova pintura e foram reformados, passarão a atender a população a partir deste sábado (5).

A medida segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Tiago França é emergencial e atenderão as linhas da Norte Sul, empresa que teve toda sua frota reprovada durante fiscalização. “Para melhorar o sistema do transporte coletivo será realizado um ajuste operacional e o usuário não será prejudicado. É uma medida em caráter emergencial, até que um novo edital para o transporte público seja publicado até o fim do ano”, explicou França.

32 ônibus no prazo 'máximo de validade' passam a rodar em Cuiabá

   

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.