A Câmara de Vereadores de Cuiabá vai realizar uma audiência pública para debater a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A audiência deve acontecer no dia 15 de março (quinta-feira), às 14 horas, no Plenário de Deliberações.
O requerimento foi apresentado pelo presidente Justino Malheiros (PV), atendendo uma solicitação da presidente do Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Codem/VRC), Maristene Matos.
“É uma medida de suma importância, tendo em vista que o Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá trabalha para atingir metas que passam diretamente pela concretização do PDDI.”, ressaltou Justino.
O Vale do Rio Cuiabá foi criado oficialmente pela lei complementar estadual nº 359/2009 e incluem as cidades Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger.
Já os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada do Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste compõem o denominado entorno metropolitano.
Essas cidades contam hoje com uma população estimada em mais de 990 mil habitantes, sendo 880 mil na Região Metropolitana e cerca de 110 mil nas cidades do entorno. A região conta com uma área de mais de 21 mil km².
“Estes números demonstram a importância de a Câmara participar destas discussões. Estamos falando de uma área estratégica e que apresentou PIB de R$ 21 bilhões em 2016”, observou Justino.
O PDDI visa encontrar meios para que o poder público promova à redução das desigualdades sociais, econômicas e territoriais a construção, reconhecimento e consolidação da identidade metropolitana a colaboração.
Além disso, visa à articulação e integração entre o Estado e os Municípios, complementando as atividades urbanas e rurais, a justa distribuição dos benefícios e dos ônus decorrentes do processo de metropolização, dentre outros estabelecidos por lei.