Política

Câmara dos Deputados aprova projeto do FEX com ressalvas

O esperado recurso do FEX (Auxílio de Fomentação à Exportação) aos Estados vendedores de commodities, do qual Mato Grosso é um dos grandes beneficiários, finalmente foi aprovado nesta quarta-feira (6) na Câmara dos Deputados. Depois de muitas manobras da bancada federal mato-grossense, o recurso passou com algumas resalvas pela Casa. Mas, ainda há um longo percurso para garantir que os R$ 500,00 milhões – que o governador Pedro Taques anuncia como a salvação para o pagamento do décido terceiro salário dos funcionários e tirar as contas da saúde do vermelho – cheguem aos cofres do estado. 

Segundo o site do Congresso Nacional, o texto aprovado foi o do Projeto de Lei. n..º 8.132, DE 2017 do Senado Federal. O texto publicado na pauta da casa foi o seguinte: "Discussão, em turno único, do Projeto de Lei nº 8.132, de 2017, que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, relativo ao exercício de 2017, com o objetivo de fomentar as exportações do País; tendo parecer da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, pela rejeição deste e pela aprovação do de nº 8.965/17, apensado. Pendente de Parecer das Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (T 62 e T 64) Tendo apensado o PL 8.965/17. APROVADO O RQU N° 7.701/17, EM 06/12/17". 

Isso significa que para ser aprovado definitivamente e ir para sanção do presidente Michel Temer a tempo do governo honrar com o décimo terceiro dos funcionários públicos, o PL ainda precisará ser analisado por "duas" comissões legislativas, a de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania do Senado Federal.

Tudo indica que os deputados federais Fábio Garcia e Victorio Galli (PSC-MT), líder da bancada de Mato Grosso, ainda terão muito trabalho em Brasília ao longo de dezembro. “Se a gente der preferência este projeto [da senadora Lúcia Vânia], ele passa pela Câmara e vai direto para sanção do presidente Michel Temer. Então, a gente vai tentar essa manobra para que acelere a votação e a liberação do recurso”, afirmou o deputado Fábio Garcia em um vídeo divulgado nesta quarta. Porém, o caminho não será tão fácil. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões