Cidades

Câmara de Cuiabá aprova a volta da Faixa Verde

Contribuindo para o incremento da arrecadação de tributos ao munícipio, os vereadores da Capital aprovaram na manhã desta quinta-feira (13) a mensagem enviada pelo executivo municipal, que determina a volta da Faixa Verde em Cuiabá.  O projeto foi aceito, mas com a aprovação de uma emenda.

Colocada em pauta na sessão ordinária da última terça-feira (11), a votação do projeto foi adiada pelo questionamento quanto à cobrança de estacionamentos próximos a parques e áreas verdes. 

A emenda substitutiva coletiva, aprovada por unanimidade, determina a isenção da cobrança da Faixa Verde em locais próximos aos parques e ainda garante a carência de 20 minutos nas vagas próximas a hospitais públicos.

Outra emenda, de autoria do vereador Arilson da Silva (PT), não foi acatada. Em seu projeto, ele garantia a isenção da cobrança da Faixa Verde aos aposentados, que terão direito a destinação de 5% das vagas em toda a cidade. O petista não conseguiu o apoio de seus colegas e os idosos terão que pagar normalmente a tarifa do estacionamento em vias públicas.

Agora, o prefeito Mauro Mendes (PSB) terá 30 dias para sancionar a lei, tendo a possibilidade de vetar a emenda aprovada pela Câmara. 

A mensagem aprovada pelos parlamentares esclarece que a prefeitura irá lançar Edital, de abertura de licitação para escolher uma empresa particular que poderá explorar o serviço de estacionamento nas ruas.

Forma de cobrança

Além da escolha da empresa que irá coordenar o serviço, a prefeitura de Cuiabá também será responsável por definir de que forma será feita a cobrança dos motoristas.

Com a existência da Lei municipal 4.417/2013 determinando que os estacionamentos particulares cobrem pelo tempo em que os carros ocuparam as vagas, e não pelo tempo total, o indicativo é de que a prefeitura adote o sistema de parquímetro.

O dinheiro da arrecadação será investido no melhoramento do trânsito da cidade. O novo sistema deverá contar com o dobro de vagas do último, que era de 1.280 lugares. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.