Já deve ter acontecido com você: depois de usar um brinco pesado por boas horas, sua orelha inflama. Depois de tirar o colar você percebe bolinhas no pescoço. Infelizmente, o diagnóstico é um só: alergia.
E a alergia a bijuterias infelizmente é uma das mais comuns por conta do material que compõe as peças. “A principal causa desta alergia são as substâncias químicas que deixam as bijuterias brilhantes. Os produtos mais utilizados para este fim são o níquel e o cromo (nesta ordem). O níquel está presente na maioria dos objetos brilhantes. Há pacientes que toleram tais substâncias sem dificuldades e outros que não toleram e têm alergia. Isso varia de organismo para organismo e tem a ver com o sistema imunológico”, afirma o dermatologista Abdo Salomão.
Aí não tem jeito: só parando de usar acessórios e tratando a pele para se livrar do problema. Segundo o médico, o primeiro passo é deixar de usar as bijus por pelo menos por 6 meses. “Isso faz com que o sistema imunológico “esqueça” tais substâncias e diminua a não aceitação (alergia)”, complementa. A utilização de produtos tópicos à base de corticoides alivia a lesão na pele e, nos casos mais graves, podem ser prescritos medicamentos por via oral, tais como a predinisona ou predinisolona.
E uma má notícia para nós, brasileiras: o calor só piora o quadro. “O suor e a pele umedecida fazem com que a penetração das substâncias alérgicas seja bem maior. Desta forma, o suor potencializa a alergia”, afirma Salomão. O tamanho do acessório também interfere na alergia. Segundo o dermatologista, quanto maior a peça maior é a área exposta à substância não aceita pelo organismo e muito mais dela penetrará na pele.
Se parar de usar bijus não é uma opção, o ideal é escolher peças com material não-metálicos, como couro, sementes e outros componentes naturais, e também as feitas de ouro e prata, que são mais “puras”. Veja outras dicas do dr. Abdo Salomão para continuar usando os acessórios sem causar alergias:
– Não use constantemente os acessórios, apenas em ocasiões especiais e por pouco tempo
– Se possível use as bijuterias por cima da roupa, impedindo o contato direto com a pele
– Dê preferência às peças banhadas a ouro
– Não use vários acessórios ao mesmo tempo
– Lave as bijuterias constantemente, pois o uso rotineiro acumula resíduos de poluição e sujeira
– Se mesmo assim a peça causar alergia, interrompa o uso e procure um dermatologista
Fonte: Terra