Cada um dos inscritos deu sua parcela de solidariedade, assim como em outras 15 cidades que também realizaram o evento.
A largada e a chegada aconteceram em frente ao Sesc Arsenal no bairro Centro Sul. O trajeto foi de aproximadamente 5km passando pelas principais vias do centro da capital de Mato Grosso, como Avenida Isaac Póvoas, Getúlio Vargas e Tenente Coronel Duarte (Prainha).
A prova foi uma superação para todos que participaram, como é o caso da vencedora Marcela Nardez Branco Diovan que terminou o percurso em pouco mais de 25 minutos. Marcela precisou passar por uma cirurgia recentemente e não foi fácil voltar ao esporte.
– Essa é uma corrida muito importante para mim, pois é a prova da minha superação e a volta da minha esperança – disse.
A campeã vibrou muito ao ultrapassar a linha de chegada e elogiou a iniciativa
– Essa prova é um incentivo a prática dos esportes, e as crianças precisam do exemplo para também gostarem de atividade físicas – finalizou.
Com o tempo de aproximadamente 25 minutos e meio, Lucilene Delfino da Silva, conquistou o segundo lugar. A terceira atleta a subir ao pódio foi Gabriela Fagundes Marques, com o tempo de 27 minutos e 58 segundos.
No masculino destaque foi para o pequeno Alexandre Bispo da Costa, de 1,59 de altura, mas que voou baixo pelas ruas de Cuiabá e cravou o tempo de 18 minutos de 58 segundos. Herculano Gonçalves Moura, com pouco mais de 19 minutos ficou em segundo lugar. Acompanhando ele Josué ferreira de Souza com 20 minutos.
Quem foi a Corrida Esperança pôde conferir de perto a união entre o esporte e a família. Quem foi a prova levou consigo os amigos, pais mães e filhos. Crianças corriam ao lado dos pais e se envolveram no evento.
É o caso da funcionária pública Ana Pinho que participou pela primeira vez da caminhada.
– Convenci meu marido a correr comigo e de quebra trouxemos o nosso filho Carlos Henrique – explicou Ana.
O pequeno Carlos, não se intimidou com os 5km e disse que queria mais.
– Eu corria e esperava minha mãe, mas eu queria era chegar em primeiro – comentou o garoto ao lado do pai Carlos Lock.
A Corrida e Caminhada Esperança
Além de Cuiabá, a Corrida e Caminhada Esperanla aconteceu em Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Manaus (AM) e Campinas (SP). No total, foram cerca de 30 mil pessoas na única corrida com renda totalmente revertida para projetos sociais.
O projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO e tem como objetivo chamar a atenção para a situação da infância e juventude brasileiras, debatendo alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes.
Todo ano, a campanha mobiliza o país a doar recursos que são aplicados em ações sociais. Em 2013, o Criança Esperança apoiará 86 projetos, beneficiando diretamente 32 mil pessoas. Em Cuiabá, os projetos Flauta Mágica e Vôlei Kids serão beneficiados.
Fonte: G1