Fumante terá que ter ao menos 21 anos para fumar na Califórnia (Foto: Dave Martin / Arquivo / AP Photo)
O governo estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, elevou nesta quarta-feira (4) de 18 para 21 anos a idade mínima para o consumo de tabaco, dentro de um conjunto de medidas legislativas que também regulamenta os cigarros eletrônicos, informou o jornal "Los Angeles Times".
Após a aprovação por parte do Senado estadual no dia 10 de março, o projeto de lei só necessitava da assinatura final do governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, que ratificou a nova norma.
Assim, a Califórnia, o estado mais populoso do país com 39 milhões de habitantes, se juntou ao Havaí, que também estabeleceu o limite em 21 anos, como os dois estados de todo o país com o maior limite de idade para fumar.
Este novo pacote de medidas sobre o tabaco foi aprovado mesmo com a rejeição da maioria dos legisladores republicanos.
O senador democrata Ed Hernández, que foi o responsável pela iniciativa de elevar a idade de fumar, afirmou em março que a medida salvaria vidas, pois resultaria em uma redução do consumo de tabaco por parte dos adolescentes.
Além disso, o legislador garantiu que a "feroz" oposição da indústria do tabaco ao seu projeto de lei mostra que o modelo de negócios dessas companhias se baseia em "promover e vender este veneno para nossas crianças".
Além disso, a legislação californiana sobre os cigarros eletrônicos proibirá seu uso em restaurantes, teatros, cinemas e outros locais públicos, onde o consumo de tabaco tradicional já é proibido.
Fonte: G1