A muitas semanas que não publicava artigos aqui no Circuito Mato Grosso. Desta forma deu tempo para pensar bem e finalmente consegui decidir o que eu vou querer escrever este ano. Já falei sobre vários roteiros turísticos e começei a falar sobre a magnifica história de Portugal, assunto que não pretendo continuar.
Mas este ano decidi que vou comentar sobre algumas notícias inovadoras de Portugal. Hoje irei falar sobre associação Pata D´Açucar
A associação Pata D´Açucar é conhecida por treinar cães para detetar diabetes do tipo 1.
É verdade, e o cão que vou exemplificar se chama Gift. O seu dono, Bruno Silva é seu tutor e está com ela à cerca de nove meses, esta dupla fica junta todo o dia. Os diabéticos que têm cães assim também, obviamente, têm de fazer exames, pois a cachorra não substitui um estudo cientifico.
Também é bom lembrar que estes cães não são dos doentes e sim da associação, quando deixam de ter utilidade vão para outro tutor.
Estes cães são treinados para quando o seu dono está em estado de ipoglicemia, que é o estado mais grave dos diabéticos, mudar o seu temperamento, como lamber constantemente as mãos e bater com a pata nas pernas.
A Gift e os outros cães treinados podem ir para qualquer local com o dono, no trabalho e em lugares reestritos para animais, pois eles não são animais comuns.
Estes cães são escolhidos sem critérios de raça, porte ou idade, apenas tem de cumprir as exigências que os treinadores pedem.
A associação tem como objetivo no ano de 2021 ter 25 cães treinados nessa área.
Agora com certeza devem estar a fazer esta pergunta "e como é que os cães detetam diabetes?" a resposta é simples. Esses cães conseguem reparar no suor excessivo e na quantidade a menos de saliva e então alertam de imediato o tutor.
Este foi um artigo bem diferente, mais rápido e com um tema completamente distinto. Pesso desculpas para os meus leitores pela demora do artigo ou por algum erro cometido mais espero que tenham gostado.
Lucas Garcia Briante